A Política da Qualidade da ABIMOTA, é constituída por um conjunto de orientações suportadas no compromisso de assegurar a satisfação das Partes Interessadas: Associados; Clientes; Colaboradores; Fornecedores e Parceiros, pelo cumprimento dos requisitos dos documentos de referência, nomeadamente NP EN ISO/IEC 17025; NP EN ISO 9001; NP EN ISO 14001 e Portaria N.o 851/2010, assim como os requisitos estatutários e regulamentares. A Política da Qualidade definida para a ABIMOTA é:
– A Direção da ABIMOTA compromete-se a disponibilizar os recursos necessários para promover e fomentar a qualidade dos serviços prestados de acordo com as regras de boas práticas profissionais;
– A Direção da ABIMOTA declara que as atividades desenvolvidas são realizadas de acordo com os requisitos das normas aplicáveis e com documentos de referência de validade reconhecida, assegurando, a todos os níveis, a qualidade dos serviços prestados e a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade;
– Por forma a por em prática a Política da Qualidade são definidos objetivos da qualidade, divulgados e transmitidos aos colaboradores;
– Os colaboradores são entendidos como um pilar de apoio para o funcionamento do Sistema da Qualidade, influenciando diretamente o desempenho da ABIMOTA. Como tal, são implementadas ações de formação/ sensibilização, ajustadas à evolução do Sistema da Qualidade e ao surgimento de novas exigências, para permitir a constante familiarização dos colaboradores com a documentação da qualidade e com o modo de aplicar as políticas e procedimentos nas respetivas atividades diárias.
– Assegurar a imparcialidade e confidencialidade no desenvolvimento das atividades do Laboratório, não permitindo a existência de pressões comerciais, financeiras ou outras.
OBJETIVOS DA QUALIDADE
O cumprimento dos Objetivos da Qualidade deve ser encarado como o meio para atingir a melhoria do desempenho da ABIMOTA em geral e do Sistema da Qualidade em particular.
Os Objetivos da Qualidade, definidos tendo em conta a Política da Qualidade, consistem em obter até final de 2020:
– A renovação da acreditação, pelo IPAC, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17 025: 2018
– A concessão da certificação do SGQ da ABIMOTA, segundo as normas NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015
– A manutenção da certificação da Formação Profissional, pela DGERT
– Um nível de satisfação dos clientes superior a 80%
– Um número máximo de 10 reclamações
– Cumprir o orçamento